O setor de TI no Brasil


“A tecnologia que você usa não impressiona ninguém. A experiência que você cria com ela que é tudo.” [1] – Sean Gerety


TI: Tecnologia da Informação. O termo (assim como a sigla) é utilizado para representar de forma geral todos os recursos tecnológicos para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. É também frequente a inclusão de Comunicação à expressão, isto é, TIC, remetendo a todo e qualquer tipo de tecnologia que trate informação e auxilie na comunicação, podendo ser na forma de hardware, software, rede ou dispositivos móveis em geral, ou ainda, ao conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

Amplamente disseminado com a popularização da internet, o chamado Core TI compreende as atividades relacionadas ao desenvolvimento e licenciamento de programas de computador, provedores, servidores e aplicativos; consultorias na área, suporte técnico e manutenção; além de tratamento de dados e serviços relacionados à informação. Por sua vez, há o chamado TI In-House, que considera outros setores que não aqueles considerados tipicamente de TI e cujos profissionais estão presentes principalmente nas áreas de comércio, nas indústrias de transformação e em atividades administrativas.

Deixando de ser tendência para se tornar essencial, a transformação digital evidencia o protagonismo do mercado de TI. A evolução de produtos e experiências em diversas etapas dos negócios por meio da adoção de inteligência artificial, soluções em nuvem e aplicações que envolvem Big Data e dispositivos inteligentes conectados da chamada Internet das Coisas (ou IoT, na sigla em inglês) vem ocorrendo em empresas de diversos portes e setores, facilitando processos, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Os profissionais da área, que atuam para garantir, entre outras coisas, a incorporação de rotinas digitais aos ambientes corporativos, a manutenção e segurança de aplicações, além de extrair informações valiosas dos dados para que as empresas possam evoluir em seus processos, devem possuir competências técnicas e agregar conhecimentos sobre o ambiente, gestão, estratégia e cultura organizacionais. Habilidades fundamentais no cotidiano desse setor, que evolui com extrema velocidade, incluem ainda dinamismo e dedicação, pensamento analítico e criatividade, para trabalhar em áreas que envolvem infraestrutura, segurança, desenvolvimento de hardware e software, e tratamento de informações.

Mais do que lidar com aspectos de informática e dados em si, os profissionais de TI têm o poder de impactar decisões estratégicas de empresas e impulsionar investimentos. Entre os mais procurados atualmente, estão os desenvolvedores (web, software, mobile), especialistas em dados e analistas de Business Intelligence (BI, na sigla em inglês), administradores de rede ou nuvem e de sistemas, profissionais DevOps (Desenvolvimento e Operações) e de IA (Inteligência Artificial), além de profissionais de suporte técnico e de segurança (no que diz respeito a dados, informações, rede, sistemas e nuvem).

[1] “The technology you use impresses no one. The experience you create with it is everything.”

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