IA da Visibilia contribui em estudo de caso internacional
Com as muitas mudanças e desafios que o ano de 2020 trouxe por conta da pandemia, o mundo todo teve de se readequar. No entanto, tais dificuldades também foram responsáveis por inovações no mercado tecnológico para melhor lidar com a situação. Um ano atrás, a Visibilia respondeu ao desafio público lançado pelo IdeiaGov para desenvolver ferramentas de Inteligência Artificial a fim de ajudar a diagnosticar a COVID-19 com base em imagens médicas de pulmões dos pacientes.
Sobre o Desafio
Para a realização desse desafio, o Governo do Estado de São Paulo, o Instituto Tellus, o grupo farmacêutico Novartis e outras instituições de vários setores apoiaram diretamente ao núcleo de Inteligência Artificial do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o maior hospital da América Latina, para a construção do RadVid19, uma plataforma capaz de coletar e armazenar um alto volume de imagens médicas de radiografias e tomografias computadorizadas de tórax de mais de 50 hospitais no Brasil. O Instituto de Radiologia do hospital (InRad) e o Departamento de Inovação (InovaHC) lideraram a iniciativa de prover ao RadVid19 de serviços complementares que ofereçam maior suporte às equipes médicas do HC-FM-USP e dos outros hospitais da rede estadual de São Paulo.
Com esse objetivo, foi lançada a chamada pública nº 03/2020: “Como o uso de algoritmos de Inteligência Artificial pode auxiliar médicos radiologistas no diagnóstico do COVID-19 através de imagem de tomografia computadorizada e raios-X de tórax?” que teve a participação de, no total, 19 instituições, entre empresas e laboratórios de pesquisa. A equipe Visibilia, após várias semanas de trabalho árduo, desenvolveu a solução dada como uma das duas melhores para detecção de COVID-19 em tomografias computadorizadas. A ferramenta desenvolvida no desafio foi o FADCIL – Fully Automatic Detection of COVID-19 cases in medical Images of the Lung – um sistema inteligente que com base em algoritmos de aprendizado profundo (deep learning) e por transferência (transfer learning), consegue realizar a detecção automática e em escala da COVID-19 em imagens médicas de raios-X ou de tomografia computadorizada do pulmão.
Entre setembro e dezembro de 2020, a Visibilia investiu em pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura para que o FADCIL possa trabalhar em conjunto com o RadVid-19 e, assim, entregar diagnósticos automatizados de COVID-19 ao HC-FM-USP e aos outros hospitais da rede estadual de São Paulo na luta contra a pandemia. Assim, a Visibilia realizou, gratuitamente, mais de 1.200 diagnósticos automatizados de COVID-19 apoiando diretamente a mais de 1.100 pacientes e contribuindo diretamente com as equipes médicas do HC-FM-USP e dos outros hospitais do estado de São Paulo. É importante destacar que o diagnóstico oferecido pelo FADCIL, vai além de determinar a presença ou ausência da doença, pois permite identificar as lesões, o grau de comprometimento pulmonar, e entrega outros detalhes clínicos que ajudam aos médicos a priorizar quem precisa do tratamento mais urgente e decidir sobre as melhores opções de tratamento.
Nesta semana que completa um ano do lançamento do desafio, a Fundação Novartis publicou um estudo de caso realizado, em parte, com dados obtidos a partir do aporte da Visibilia através do FADCIL. O estudo de caso é intitulado: “Pursuing AI maturity in health: How São Paulo, Brazil built an AI solution for diagnosing COVID-19“. Este estudo de caso apresenta como, em uma situação de crise emergente, os funcionários governamentais reuniram diversos parceiros, incluindo startups inovadoras e com forte base em IA como a Visibilia, para desenvolver e implementar soluções de Inteligência Artificial para salvar vidas. Tal processo fornece mais uma evidência da urgência do uso de IA para enfrentar desafios para além da COVID-19. Esta iniciativa da qual a Visibilia faz parte, operacionalizou as recomendações do “Roteiro para a Maturidade da IA 2020” da Broadband Commission for Sustainable Development. Para ler mais detalhes da contribuição da Visibilia no referido estudo de caso, acesse o texto original publicado pela Fundação Novartis.
Os desafios desta jornada continuaram e foram ficando cada vez maiores. Com o aniversário do início desta história, a Visibilia olha para trás e se orgulha de seus feitos, sempre visando apresentar o melhor em seus produtos para atender às necessidades da população. Ainda mais, esperamos continuar a contribuir com a saúde e outros setores do estado de São Paulo e do país.
Acompanhe nossas redes sociais para estar sempre notificado sobre nossas novidades, serviços e produtos!
Leave a Reply