Evento internacional de Inteligência Artificial: como foi o SIMBig20

O evento, uma das primeiras conferências da América Latina que abrange áreas relacionadas à Ciência de Dados, Big Data, Processamento de Linguagem Natural e Web Semântica, reúne pesquisadores de diferentes partes do mundo. Incluindo uma variedade de estudos em aplicações de métodos computacionais em áreas relacionadas à saúde, em sua edição de 2020 foram destaque no SIMBig pesquisas capazes de extrair e proporcionar intuições valiosas sobre a pandemia do novo coronavírus.

A imagem contém slide usado na apresentação virtual, com título, grafos, equações e anotações do apresentador, e imagens das web-câmeras dos mediadores e do apresentador, à direita.
Francisco Rodrigues (PhD, Universidade de São Paulo) apresentando o trabalho “Predicting dynamical processes in complex networks: a machine learning approach”, sob mediação de Jorge Valverde-Rebaza (PhD, Visibilia Ltda.) e Juan Antonio Lossio Ventura (PhD, Universidade de Stanford).

Contando com a participação de pesquisadores de instituições renomadas como Universidade de Manchester, Universidade da Flórida, Universidade de Oxford e Universidade de São Paulo (USP), além de Google, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e Laboratório Tetis da França, dedicado a Terra, Meio Ambiente, Sensoriamento Remoto e Informação Espacial, muito conhecimento foi partilhado entre os participantes da conferência, que teve como um dos sponsors a Visibilia Ltda. e também contou com a participação ativa de seu Diretor do Departamento de Pesquisa Científica, Dr. Jorge Valverde-Rebaza, e do Pesquisador Associado, Dr. Alan D. Baria Valejo, como chairs do track intitulado Social Network and Media Analysis and Mining (SNMAM).

O SIMBig20 também premiou os 3 melhores trabalhos da conferência, sendo contemplado com o primeiro lugar o trabalho “Semantic Segmentation using Convolutional Neural Networks for Volume Estimation of Native Potatoes at High Speed”, dos pesquisadores Miguel Angel Chicchon Apaza e Ronny Michael Huerta Firma da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). O segundo lugar ficou com a pesquisa “Graph theory applied to International Code of Diseases (ICD) in a hospital” de Boldorini Jr. Claudio, Carlos Euzebio, Lucas Porto, Alexandre Martinez e Evandro Ruiz, da Universidade de São Paulo (USP). Realizado em colaboração entre os pesquisadores Edwin Alvarez-Mamani, Lauro Enciso-Rodas, Mauricio Ayala-Rincón e José Luis Soncco-Álvarez, das Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Nacional de San Antonio Abad del Cusco (UNSAAC), o trabalho intitulado “Parallel Social Spider Optimization Algorithms with Island Model for the Clustering Problem” ficou com a terceira colocação.

De grande importância por sua contribuição e colaboração científica, o evento é realizado anualmente desde 2014 e conta com a Visibilia Ltda. como sponsor desde 2018. Certamente a conferência trará novos conteúdos de altíssima qualidade novamente em sua próxima edição em 2021. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas AQUI.

Gostou? Compartilhe na sua rede: