FADCIL, IA desenvolvida para combate à COVID-19, é destaque nas mídias

FADCIL (Fully Automatic Detection of Covid-19 cases in medical Images of the Lung) é um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA) que, de maneira totalmente automatizada, oferece suporte na tomada de decisões aos médicos/radiologistas no diagnóstico de COVID-19. FADCIL é capaz de processar imagens médicas do pulmão, sejam radiografias ou tomografias computadorizadas e, a partir delas, obtém um diagnóstico acurado e confiável em questão de segundos.

O sistema foi criado pela Visibilia como solução à crise do coronavírus com uso de tecnologia avançada, além de, durante seu desenvolvimento, ter tido sempre médicos especialistas que acompanharam e ajudaram a realizar constantes ajustes no desempenho do FADCIL. Dessa maneira, além da precisão nos seus resultados, FADCIL oferece confiabilidade e vem se tornado uma forte ferramenta contra o COVID-19, sendo reconhecido em premiações e notícias de grande valia.

Após vencer desafio internacional do IdeiaGov, hub de inovação que tem como objetivo trazer soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo, na chamada pública nº 03/2020: “Como o uso de algoritmos de Inteligência Artificial pode auxiliar médicos radiologistas no diagnóstico do COVID-19 através de imagem de tomografia computadorizada e raios-X de tórax?”; FADCIL foi divulgada pelo canal Ecoa do portal Uol com a matéria “Startups brasileiras usam inteligência artificial para diagnosticar Covid”, como também no site da ICMC/USP com a reportagem de Denise Casatti “Sistema inteligente capaz de identificar tomografias com sinais de covid-19 é selecionado em desafio internacional”.

A Diretora Executiva e fundadora da Visibilia, Nathalia Camillo Silva, esteve em outubro de 2020 em conversa com Patricia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo sobre as estratégias e políticas que o Governo do Estado de São Paulo está a aplicar para o combate à COVID-19, e, como as startups, entre elas a Visibilia, se envolvem e prestam suporte à sociedade nesta luta. Além dessa aparição vieram muitas outras: reportagem da EPTV-Globo e entrevista ao vivo em jornal do SBT Central no âmbito nacional além de, no internacional, participação no debate na Frontiers Health Global Hybrid Conference 2020 como também ser parte da base de dados utilizados no estudo de caso “Pursuing AI maturity in health: How São Paulo, Brazil built an AI solution for diagnosing COVID-19“, realizado pela Fundação Novartis.

Com os referidos reconhecimentos, FADCIL se consolida como uma poderosa ferramenta baseada em uma série de redes neurais profundas de diferentes tipos, as quais geram pré-diagnósticos de maneira independente uma da outra. Pré-diagnósticos esses que são posteriormente processados para gerar o diagnóstico final, a ser entregue ao usuário. Apesar do uso de algoritmos de IA que demandam um alto custo computacional, devido ao uso de GPUs apropriadas , FADCIL consegue analisar uma imagem médica, seja ela uma radiografia ou tomografia computadorizada, em um tempo médio de 5~20 segundos.

Acompanhe as redes da Visibilia para se manter informado sobre as novidades do FADCIL e demais produtos. Para maiores detalhes sobre o funcionamento dessa ferramenta e de sua utilização, acesse FADCIL.