Filme “Ela” e relação entre humanos e IAs

A Visibilia agora traz quinzenalmente, aqui no blog e nas redes sociais, indicações de entretenimento que abordam a Tecnologia e Inteligência Artificial. Hoje, nossa primeira indicação é um filme de ficção científica, romance e drama: “Ela”, ou “Her”, no original.

O filme acompanha o personagem de Joaquin Phoenix, Theodore, um homem solitário que encontra conforto, companhia e amor em uma Inteligência Artificial, cuja voz é interpretada por Scarlett Johansson. Samantha, o nome que o sistema operacional escolhe para si, é programada para ajudar nas tarefas básicas do cotidiano e, como seu diferencial, é capaz de se relacionar emocionalmente com seus consumidores. 

A solidão de Theodore o faz se envolver amorosamente com Samantha, que se mostra muito curiosa com o mundo ao redor: não sobre seu conteúdo, já que tem acesso a todo ele, mas da forma que os seres humanos se conectam com tudo e todos. Esse entusiasmo pela vida encanta Theodore e rapidamente a ligação entre os dois se transforma em um relacionamento amoroso. 

Spike Jonze, 2013 | 14 anos | 2h 06min | Drama, Romance

O filme foi escrito e dirigido pelo premiado Spike Jonze, garantindo cinco indicações ao Oscar e ganhando o de Melhor Roteiro, além de outras premiações. Em seu ano de lançamento, 2013, o mundo já conhecia as assistentes virtuais, mas ainda não tinha todas as tecnologias disponíveis hoje, como jogos com realidade aumentada e fones de ouvido sem fio apresentados no filme.

A ficção na tecnologia do filme

No entanto, o sistema operacional inovador com consciência não passa de ficção: Samantha pensa, sente, sofre, ama e até compõe músicas. Este é um retrato muito interessante e belo feito pelo filme, mas inerente à realidade. Inteligências Artificiais fornecem aos sistemas computacionais a capacidade de perceber, entender, correlacionar, aprender, ensinar, raciocinar e resolver problemas de maneira similar à inteligência humana. Nós tendemos a visualizar IAs como robôs super complexos ou amorosos, como no caso de Samantha, mas a realidade é que convivemos com a IA de uma maneira tão natural que, muitas vezes, nem percebemos. Algumas empresas entendem o que isso significa e vêm incorporando serviços e estratégias de negócios baseados em IA de maneira a alavancar seu crescimento e consolidar-se na era digital. Outras empresas ainda não têm nenhuma iniciativa baseada em IA, mas é apenas uma questão de tempo até que passem a tê-la.

A Visibilia desenvolve soluções baseadas em IA para dores reais do mercado. Nossos esforços têm focado em três principais segmentos: Recursos Humanos (RH), Marketing e Saúde. Que tal conhecer mais sobre IA de verdade e aplicá-la em sua empresa? Saiba mais sobre nosso trabalho!

E para curtir um momento de Tecnologia que ainda é só ficção, assista o filme “Ela” e nos conte o que achou! 

Acompanhe pelas redes sociais e tenha sempre boas sugestões de filmes, séries e leituras relacionados ao universo da Tecnologia e Inteligência Artificial na palma da sua mão, além de artigos, novidades e eventos!