Inteligência Artificial

“Inteligência Artificial é a parte da Ciência da Computação preocupada com o desenvolvimento de sistemas computacionais inteligentes, isto é, sistemas que exibem as características que nós associamos com inteligência no comportamento humano — compreensão de linguagem, aprendizagem, raciocínio, resolução de problemas e assim por diante.” – Feigenbaum, E. A., Barr, A., & Cohen, P. R. (Eds.). (1981). The handbook of artificial intelligence.

Com potencial para realizar atividades que simulam a capacidade humana de raciocinar e aprender, a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia atualmente presente em diversos dispositivos, capaz de utilizar um grande volume de informações para entender padrões e cenários e assim potencializar a qualidade de experiências e resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo.

São softwares e máquinas desenvolvidos para ter comportamento inteligente, cuja ação se aproxima do pensamento humano com habilidade de aprendizado com o intuito de melhorar o próprio serviço a que se destinam, diferentemente do que ocorre com um software convencional. Segundo Feigenbaum e Cohen (1981), “Sistemas de IA experimentais já geraram interesse e entusiasmo na indústria e estão sendo desenvolvidos comercialmente. Esses sistemas experimentais incluem programas que:

  • solucionam alguns problemas difíceis em química, biologia, geologia, engenharia e medicina com performance em nível de expertise humano;
  • manipulam dispositivos robóticos para executar algumas tarefas úteis, repetitivas e sensório-motoras; e
  • respondem perguntas feitas nas chamadas linguagens naturais.”

Agregando-se à essência as capacidades atuais de processamento, aliadas ao Big Data e à acelerada evolução em pesquisa e desenvolvimento de novos equipamentos, a IA ainda percorre de maneira lenta seus passos em direção a uma adoção mais ampla, que explora melhor todos os seus potenciais de aplicação.

Estado atual

Uma pesquisa[1] divulgada no segundo semestre de 2020, realizada por everis e MIT Tech Review em espanhol com o objetivo de diagnosticar o estado atual de desenvolvimento, conhecimento e implementação da IA em seis países da América Latina — Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, que juntos representam mais de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) da região — entrevistou mais de 40 diretores e mais de 100 pessoas responsáveis por liderar a adoção da IA nas suas empresas, com mais de 1.000 funcionários e faturamento superior a US$ 100 milhões, para entender a visão, estratégia e adoção da IA pelas grandes organizações latino-americanas.

O estado atual revela que, apesar de quase metade das empresas entrevistadas explorarem e testarem casos de uso, a adoção da IA pela maioria ainda é incipiente, assim como ainda é limitado o conhecimento sobre as oportunidades e possibilidades que essa tecnologia fornece para as grandes empresas. Outra situação apontada é o desequilíbrio: setores mais lentos na implantação da IA demoram mais tempo a adquirir dados, talentos e competências essenciais, retardando o desenvolvimento de tecnologia da própria empresa.

O estudo registrou que o percentual de investimento anual em TI direcionado a projetos de IA em 2018 varia de 1 a 10%, segundo 55% dos entrevistados; outros 31% afirmam que não houve esse tipo de investimento. Os que confirmam falta de capital em projetos de IA em empresas são 86%. “Ainda assim, a maioria dos entrevistados reconhece o potencial da IA para otimizar e transformar a maneira como os diferentes departamentos da empresa trabalham e se relacionam com seus usuários, e estão convencidos de que ela será chamada para ser uma tecnologia essencial no futuro da sua organização e setor.”

Dentre as dificuldades mais comuns para a adoção, há a desconexão entre os desafios de negócios e sua resolução por meio da IA, relacionada à falta de conhecimento ou canais para transformar requisitos em casos de uso da tecnologia e que permitam catalisar o potencial da IA para responder a esses desafios. Atração e retenção de profissionais qualificados, questões relacionadas à disponibilidade e qualidade de dados, bem como responsabilidades éticas e de justiça, inclusão, segurança e privacidade no tratamento das informações, e até mesmo a resistência à adoção das novas tecnologias pelos funcionários são outros obstáculos relatados.

No nível regional, o Brasil lidera a implementação da tecnologia, tanto no investimento realizado, nos recursos envolvidos ou na diversidade de aplicações, seguido pela Argentina, que possui um ecossistema tecnológico desenvolvido, fator que contribuiu para a maior adoção da IA no país em comparação com seus vizinhos. “As equipes brasileiras que trabalham em projetos de IA caracterizam-se por serem multidisciplinares, utilizando estratégias ágeis que permitem identificar rapidamente uma necessidade e gerar processos de ideação, validação e implementação que valem o investimento exigido pela empresa.”

“Embora a variedade de possíveis aplicativos de IA permita a criação de novos modelos de negócios e novas fontes de valor, a grande maioria das empresas entrevistadas concentram o desenvolvimento de tecnologia em projetos de eficiência operacional e atendimento ao cliente. No primeiro caso, a tecnologia é focada em iniciativas de redução de custos, previsão de vendas e cálculo avançado de riscos, entre outros. Por sua vez, os projetos de atendimento ao cliente por meio da IA concentram-se principalmente no desenvolvimento de assistentes virtuais, modelos de hipersegmentação e na melhoria da qualidade do serviço”, afirma o estudo.

Sobre as tendências com maior potencial de impactar as organizações que estão apostando em IA na região, destacam-se o ritmo acelerado de melhoria, menores barreiras associadas aos custos e o aumento do impacto na sociedade, com variadas possibilidades de dimensionar e customizar soluções que permitam levar serviços e produtos a mais pessoas de maneira mais econômica, vencendo desafios sociais, de inclusão e melhoria da saúde, por exemplo.

Inteligência Artificial na Visibilia

A Visibilia oferece aos seus clientes e parceiros uma variedade de maneiras de aproveitar os benefícios da Inteligência Artificial, por meio de aplicações que podem ser utilizadas via mobile, localmente ou em nuvem. Disponibilizando soluções prontas ou à medida, nossos serviços são orientados para que os usuários tenham ao alcance ferramentas confiáveis ou suporte técnico-científico para obter os melhores resultados e resolver os mais variados desafios.

Entre em contato e saiba mais sobre as diferentes maneiras nas quais a Visibilia pode ajudar você e sua empresa: https://visibilia.net.br/empresa#contato

Referências:

[1] https://www.everisestudos.com.br/pesquisa-ia-2020

Gostou? Compartilhe esse conteúdo: