Visibilia desenvolve a melhor IA para diagnóstico de COVID-19

A Visibilia e toda sua equipe está muito feliz e orgulhosa de informar que, oficialmente, foi declarado vencedor definitivo do concurso internacional que procurava pela melhor solução de Inteligência Artificial (IA) para diagnóstico de COVID-19 mediante análise de imagens médicas. Assim, após superar aos seus concorrentes nacionais em diversas avaliações quantitativas e qualitativas de desempenho e se equiparar a produtos pertencentes a reconhecidas transacionais, o FADCIL, produto desenvolvido pela Visibilia, é declarado oficialmente como o melhor sistema inteligente para diagnóstico de COVID-19 mediante análise de tomografias computadorizadas. 

O caminho até este ponto foi longo, difícil, mas muito motivador, devido principalmente à missão que a Visibilia tem: impactar positivamente a vida das pessoas com apoio da IA. E é isso que a Visibilia busca com o FADCIL, apoiar as equipes médicas na sua luta contra a pandemia através de uma IA eficiente, que de maneira automática e rápida, consiga entregar diagnósticos confiáveis do estado dos pacientes diante de uma possível contaminação por COVID-19. 

Imagem do FADCIL em funcionamento

A trajetória e criação do FADCIL

Assim, a jornada da Visibilia começou quando o Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Programa IdeiaGov, do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo (HCFMUSP) e de outras instituições públicas e privadas, abriu em junho de 2020 chamada para um concurso público visando apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras que auxiliassem no diagnóstico da COVID-19 por meio do uso de Inteligência Artificial (IA) na análise de exames de imagem, como tomografia computadorizada e raios-X de tórax. Desta forma, a chamada pública nº 03/2020: “Como o uso de algoritmos de Inteligência Artificial pode auxiliar médicos radiologistas no diagnóstico do COVID-19 através de imagem de tomografia computadorizada e raios-X de tórax?” teve a participação de 19 instituições, entre empresas e laboratórios de pesquisa de reconhecida trajetória. 

Fo nesse contexto que a Visibilia, empresa jovem, mas amplamente experiente no desenvolvimento de sistemas baseados em IA, decidiu participar. Assim nasceu o FADCILFully Automatic Detection of Covid-19 cases in medical Images of the Lung – um sistema inteligente complexo baseado em vários algoritmos de Aprendizado Profundo (Deep Learning) e Aprendizado por Transferência (Transfer Learning) para a detecção automática e em escala da COVID-19 em imagens médicas do pulmão, obtidas mediante raios-X ou por tomografia computadorizada. FADCIL processa imagens médicas tomadas desde qualquer plano de corte do corpo humano: axial, sagital e coronal, e consegue aprender de maneira contínua e a partir de fontes diversas de dados. FADCIL também tem a capacidade de sinalizar com exatidão a presença de lesões geradas pela COVID-19, distinguindo-as com precisão das geradas por outras doenças pulmonares, bem como calcular diversos indicadores de interesse das equipes médicas como, por exemplo, o grau de comprometimento causado no parênquima pulmonar.

Devido ao seu alto desempenho no diagnóstico eficiente da doença, em agosto de 2020, o FADCIL foi declarado como um dos vencedores no referido concurso. A partir desse momento, a equipe Visibilia realizou diversos esforços para aprimorar o FADCIL e convertê-lo em uma solução que possa, de fato, atuar na linha de frente no combate à pandemia. Assim sendo, a Visibilia trabalhou na melhoria do desempenho dos algoritmos do FADCIL, analisou junto à equipes médicas as reais necessidades que eles tinham no uso de outros sistemas de diagnóstico, e construiu uma infraestrutura eficiente e segura na nuvem para permitir que o FADCIL opere 24×7 com eficiência, segurança e rapidez. 

Com essas novas características, entre setembro e novembro de 2020, o FADCIL teve a oportunidade de operar em modo PoC (Proof of Concept) no Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP), apoiando em tempo real às equipes médicas do referido hospital. Nathalia Camillo, Diretora Executiva da Visibilia explica: “Ter a oportunidade de que um produto da Visibilia possa apoiar às equipes médicas do HCFMUSP na luta contra a pandemia é um sonho e uma honra, faz com que todo o esforço valha a pena. Porém, não podemos deixar de mencionar que isso é apenas o resultado da dedicação, competência e paixão da equipe Visibilia que deu o sangue pelo FADCIL, um agradecimento a todos eles bem como aos parceiros e colaboradores que nos ajudaram a fazer tudo isso possível”. A PoC do FADCIL, operando no ambiente clínico real do HCFMUSP analisou mais de 1.200 tomografias computadorizadas apoiando no diagnostico rápido e efetivo de mais 1.000 pacientes de maneira GRATUITA, isto é, todos os custos de operação do FADCIL no HCFMUSP foram parte do programa de impacto social da Visibilia na luta contra a pandemia no Brasil.

Imagens analisadas no FADCIL

Mais detalhes do funcionamento

É importante destacar que o FADCIL é um sistema de alto nível, isto é, o diagnóstico jamais é entregue aos pacientes. O FADCIL interage sempre com um professional médico, quem é o responsável pelo envio das imagens médicas bem como por receber o diagnóstico gerado pela IA. O diagnóstico entregue pelo FADCIL tem o propósito de melhor informar às equipes médicas, apresentando-lhes detalhes e informações que muitas vezes fogem do olho humano, mas que a IA consegue enxergar com facilidade. Assim, as equipes médicas podem discordar de algum diagnóstico gerado pelo FADCIL. Quando isso acontece, essa informação é repassada para a IA de maneira tal a que ela aprenda sobre o acontecido e possa melhorar seu desempenho em futuros diagnósticos. 

Durante a operação do FADCIL no HCFMUSP, o InovaHC atuou como supervisor do desempenho do FADCIL e de outros sistemas similares. Assim, o InovaHC analisou e testou o desempenho do FADCIL e desses outros sistemas considerando diversas métricas quantitativas e qualitativas, dentre as que se destacam as opiniões de médicos e radiologistas sobre as facilidades e a qualidade das predições que os sistemas entregaram. E foi nessa rígida, ampla e complexa avaliação que o FADCIL demonstrou ser a melhor IA no diagnóstico de COVID-19 por análise de tomografias computadorizadas, superando amplamente a todos seus competidores nacionais e mostrando o mesmo nível que softwares similares pertencentes a gigantes multinacionais do setor Health global.

Confira o vídeo abaixo do FADCIL em funcionamento:

 

A conquista do FADCIL foi oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo mediante nota publicada no dia 6 de agosto de 2021 e disponível AQUI. Devido ao alto desempenho do FADCIL, agora, um acordo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) está sendo assinado entre a Visibilia e o HCFMUSP para continuar o desenvolvimento de novos algoritmos que possibilitem novos achados na luta contra a COVID-19, por exemplo, na identificação das lesões pulmonares causadas pelas variantes da COVID-19. 

A Visibilia continuará contribuindo à sociedade brasileira na luta contra a pandemia da COVID-19 através do FADCIL. Sobretudo porque apesar de que o programa de vacinação está em avanço contínuo, os casos de COVID-19 e as variantes continuam entre nós. Além disso, é importante considerar que, quando um potencial paciente de COVID-19 chega em um centro médico, ele é submetido a uma análise por imagem que permita identificar os danos que a doença possa ter causado até o momento e, assim, tomar as medidas corretivas adequadas. E nesse momento que o FADCIL tem um papel de relevância, pois ele é capaz de realizar esse diagnóstico com alta precisão em uma média de 5~8 minutos, facilitando enormemente o trabalho dos médicos e ajudando diretamente aos pacientes no cuidado adequado da sua saúde. 

Para mais informações acesse FADCIL